Curso de aperfeiçoamento para juízes abordará formação humanística
O terceiro módulo do 1° Curso de Aperfeiçoamento para Fins de Vitaliciamento e Promoção dos
Magistrados de Mato Grosso do Sul será realizado nos dias 2 e 3 de junho, no auditório da Esmagis, na sede campo da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL).
Este módulo será voltado para a formação humanística dos magistrados e o tema de abertura será Partido-político-eleitor: O enigma da democracia, com Eron Brum (graduado em Jornalismo, especialista em PGLA, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, e professor universitário).
O primeiro a falar no dia 3 será o Des. Amilton Bueno de Carvalho (desembargador do TJRS; membro da Associação dos Juízes para a Democracia e professor da Escola Superior da Magistratura do RS), que apontará O papel do Juiz na jurisdição penal. A seguir, o Des. Antonio Carlos Cruvinel (desembargador do TJMG e professor da Escola Judicial Edésio Fernandes) abordará o Direito Penal e Processo Penal: Aspectos controvertidos em face da inovação legislativa.
O tema Mediação com ênfase nos conflitos familiares será o primeiro da tarde e a palestrante será Águida Arruda Barbosa (doutoranda em Direito Civil/USP, mediadora, diretora da Comissão de Mediação Familiar do Instituto Brasileiro de Direito de Família- IBDFAM). E a última palestra do dia será com André Luiz Borges Netto (advogado constitucionalista e ex-juiz eleitoral do TRE/MS) sobre Direito e Humanismo: reflexões a partir da legislação eleitoral.